Trabalho remoto: O futuro do trabalho chegou antes

Confuso sobre como trabalhar em casa? Siga estas dicas para manter produtividade sem perder qualidade de vida

Essencialmente, o agronegócio é uma atividade realizada a céu aberto. Profissionais da área passam a maior parte do seu dia nos campos de produção. As equipes comerciais costumam estar na estrada, visitando clientes e distribuidores. Mesmo quem atua na área administrativa, está acostumado com reuniões com fornecedores e com o relacionamento com os colegas.

Essa realidade foi abruptamente alterada no mês passado. Com a recomendação de distanciamento social e a adoção do trabalho remoto – home office -, organizações de todos os setores, e o agro inclusive, precisaram adaptar suas rotinas de funcionamento.

A transição do cotidiano no escritório para o trabalho remoto pode representar um transtorno, num primeiro momento. Porém, a adoção de pequenas atitudes irá facilitar o seu dia-a-dia em casa, sem perda de qualidade de vida, nem de produtividade.

Estabeleça horários

Trabalhar remotamente não significa estar disponível a todo o momento. Estabeleça horário para suas tarefas do dia-a-dia, assim como para o seu descanso. Durante o período reservado ao trabalho, promova intervalos para alongamentos e descanso dos olhos, evitando ficar muito tempo em frente a tela do computador

Preserve as refeições

Jamais alimente-se em frente ao computador. Para quem está acostumado a realizar refeições fora de casa, é um bom momento para encorajar as refeições em família. Evite a utilização de celular durante este período.

Dialogue

Assim como você, é bem possível que os outros moradores da casa também estejam trabalhando remotamente. Para evitar atritos, é fundamental estabelecer o diálogo a fim de entender (e atender) a necessidade de todos.

Saúde mental

Além das medidas de prevenção sugeridas pelos órgãos de saúde, preservar a saúde mental também é de extrema importância. Sentimentos de solidão, angústia e ansiedade podem ocorrer em períodos de isolamento. Nos momentos de folga, procure distrações como filmes, livros ou séries. Atividades físicas também podem ser uma ótima opção.

Crie um planejamento semanal

Crie um planejamento e compartilhe com sua equipe, monitorando o desenvolvimento das tarefas. Ajuda a manter a performance dos times e a autoestima elevada.  

Conte com seu empregador

Este é um momento atípico na vida de todos e para o qual ninguém estava preparado. Procure a área de Recursos Humanos de sua empresa para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o formato de trabalho, controle de horas, necessidade de infraestrutura ou outras perguntas que você possa ter sobre como desempenhar suas funções durante o período de quarentena.

A verdade é que o trabalho remoto é uma realidade já adotada por muitos setores, alguns, inclusive, há bastante tempo. Esta é uma mudança que ocorrerá, mesmo após superada as circunstâncias atuais. As empresas já perceberam que a produtividade está ligada diretamente ao ambiente em que as atividades são desempenhadas e ao bem-estar do colaborador.

Você pode gostar também

.