SORGO: Jotabasso cria facilidades para produtor comercializar grãos

Modelo de negócio pode garantir bons resultados para o produtor

No artigo da semana passada, apresentamos os benefícios do sorgo como cultura para a segunda safra, sendo uma excelente alternativa a ser incluída no sistema de produção das lavouras, principalmente na região Centro-Oeste.

 Os novos materiais disponíveis no mercado, como é o caso das variedades JB 1330 e JB 1324, comercializadas pela Jotabasso, vêm alcançando produtividades muito interessantes, podendo superar os 6.000 kg por hectare.

A cultura ainda apresenta outros benefícios, como uma menor necessidade hídrica e janela de plantio estendida. Em relação ao milho, o sorgo necessita de 50% menos água e o seu plantio pode ser feito, com segurança, até 20 de março.

Sorgo como ração animal

Estudos realizados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) demonstram o alto valor nutricional proporcionado pelo sorgo quando utilizado como ração animal. Assim como o milho, o sorgo possui de 62% a 65% de amido. Porém, em relação a quantidade de proteína, o sorgo leva vantagem: Enquanto o milho apresenta 7,8% a 8%, o sorgo traz 8,5% a 9% de proteína em sua composição.

Com o preço do milho ultrapassando R$ 40 a saca, o sorgo torna-se assim uma forma inteligente de reduzir os custos para alimentação animal, sem perda nenhuma de qualidade.

Recompra de grãos

O crescente interesse e perceptível expansão da área cultivada incentivou a Jotabasso a criar uma forma diferenciada de comercialização do sorgo no Centro-Oeste, oferecendo ao produtor mais uma opção de venda de sua produção.

Comprando sementes JB 1330 ou JB 1324, o produtor pode negociar com a própria Jotabasso a recompra do grão, de duas formas: com preço travado a mercado futuro, facilitando assim a estimativa de custos de sua lavoura; ou compra SPOT, com valores negociados a partir do preço de mercado cotado no dia da transação.

Para informações mais detalhadas, nossa equipe comercial está a disposição para esclarecer suas dúvidas.