Segurança do trabalho é tema de treinamentos promovidos pela Jotabasso

Capacitação dos colaboradores visa evitar acidentes, minimizar riscos e preservar bem-estar dos profissionais

A segurança no ambiente de trabalho tem como princípio básico, em todos os segmentos profissionais, a proteção da integridade física e mental do trabalhador no desempenho de suas funções. Por isso, a Sementes Jotabasso capacita seus funcionários para minimizar riscos em todos os setores. Entre as ações em prol do bem-estar dos colaboradores estão atividades de debate e ensino.

No caso de uma empresa produtora de sementes como a Jotabasso, o processo de tratamento de sementes, bem como o manuseio de sementes tratadas, envolve riscos à saúde por conterem agentes químicos. Sendo assim, várias regras regem esse trabalho dentro da empresa e, por isso, regularmente os profissionais passam por cursos e treinamentos para que riscos à saúde e ao bem-estar sejam minimizados.

Consequências

Nos treinamentos, os profissionais são instruídos sobre as principais normas em segurança e prevenção de acidentes e contaminação no trabalho. As Normas Regulamentadoras (NR) que regem a segurança no trabalho, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho. As NR foram citadas no Capítulo V, Título II da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e aprovadas pela Portaria Nº 3.214 de 8 de junho de 1978.

Pagamento de multas e adicionais, assim como aplicação de embargos e diversas sanções estão entre os prejuízos direcionados a empresas que não cumprem normas de segurança trabalhista. A empresa não cumpridora ainda pode responder por processos de responsabilidade tributária, criminal, civil, previdenciária, administrativa ou trabalhista, dependendo da natureza da infração.

Áreas de risco

Recentemente, a Jotabasso dedicou um dia para compartilhar conhecimento sobre os cuidados no tratamento de sementes, como explica o engenheiro agrônomo da Jotabasso Fernando Rocha. “A capacitação foi voltada para a segurança no tratamento de sementes, explicando para nossos colaboradores sobre os controles de riscos, como o risco a exposição aos defensivos, as classificações toxicológicas, vias de entrada no organismo, limites de exposição ocupacional, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e destinação final de embalagens de defensivos”, detalha o agrônomo.

As capacitações abordam técnicas de segurança tanto para o tratamento de sementes, quanto os pós-tratamento, para o carregamento das sementes posteriormente. De forma geral, o trabalho agrícola apresenta riscos ocupacionais de gravidade variável, como a exposição a produtos químicos, intempéries, desgaste físico, animais peçonhentos, ruído, poeira, calor, contato com máquinas e equipamentos. Por isso, os cuidados são necessários e devem ser enfatizados diariamente no ambiente de trabalho.

“Como trabalhamos com produtos químicos, isso gera risco de inalação e de contato com a pele também. Então, temos que qualificar os colaboradores para minimizar os riscos, sempre instruindo e atualizando para termos um ambiente de trabalho com qualidade e segurança”, acrescenta Fernando.

Você pode gostar também

.