Por que uma semente com TSI é a melhor escolha para a lavoura

Sementes tratadas oferecem maior resistência e uniformidade na lavoura

Uma boa safra e a qualidade da lavoura dependem, dentre vários fatores, de uma semente de alta qualidade. Por isso, a cada safra a tecnologia empregada no campo torna-se indispensável para o desenvolvimento e sustentabilidade da lavoura.

Nesse cenário, entra o Tratamento de Sementes Industrial – TSI, procedimentos que protegem o potencial produtivo das sementes, potencial esse que pode ser afetado por diversos fatores, incluindo o ataque inicial de pragas e micro-organismos. O TSI é, hoje, alternativa para o controle de pragas, assegurando os principais componentes do rendimento da lavoura – a uniformidade e o número de plantas por área. O uso de inseticidas e fungicidas aplicados na semente garantem a sua proteção e das plântulas, quando na dosagem e distribuição corretas. 

Vantagens

O TSI traz um baixo risco de operação e menor exposição química do operador e agricultor (toxicologia), permite um maior tempo de armazenamento, assegura maior germinação e expressão do potencial produtivo, como explica o engenheiro agrônomo da Sementes Jotabasso, Fernando Rocha.

“O TSI traz para o produtor muita eficiência, qualidade, praticidade, além da garantia de estar indo a dosagem correta de cada produto junto com o recobrimento e uniformidade, feito por uma equipe treinada e qualificada com máquinas de última geração”, destaca o agrônomo.

Com o uso do TSI, o produtor elimina os riscos de misturas de peneiras, garantindo maior uniformidade da lavoura em termos de estande e desenvolvimento, protegendo o potencial produtivo. Além disso, com o TSI, há uma melhor cobertura de sementes, maior adesão dos ingredientes ativos sobre a semente, aumento da fluidez – melhora na distribuição das sementes e redução da poeira e menor exposição dos ingredientes ativos.

A Sementes Jotabasso conta com máquinas avançadas para realizar o tratamento industrial, podendo chegar a até 18 toneladas por hora. São duas máquinas por unidade – em Ponta Porã (MS) e Rondonópolis (MT), que são monitoradas por técnicos da Jotabasso e da empresa que fornece os produtos, onde após a aplicação as sementes são analisadas para conferir se estão dentro do padrão recomendado. Além do tratamento feito por uma máquina de alta precisão, há o monitoramento de técnicos e a possibilidade de o produtor optar por um inoculante longa vida.

Film Coating

A Sementes Jotabasso utiliza também o Film Coating, que é a aplicação de uma fina camada de polímero usado para diversas finalidades, entre as quais: aplicar ativos, eliminar resíduos no manuseio de sementes, gerar fluidez nas semeadoras, identificar as sementes através de cores, entre outros. O Film Coating é um material protetor aplicado em quantidade muito precisa, tornando essa tecnologia muito eficiente na proteção das sementes.

Conheça 4 benefícios

  • Melhor cobertura de sementes;
  • Maior aderência dos produtos;
  • Fluidez de sementes;
  • Sistema totalmente automatizado;

Portanto, o Tratamento de Sementes Industrial dá ao produtor a certeza de estar adquirindo produtos específicos para este fim, tornando mais assertiva a atividade do plantio.

Você pode gostar também

.