Dedicação diária que transforma o campo

Homenagem da Sementes Jotabasso ao dia do Trabalhador Rural, comemorado neste 25 de maio

Diariamente, recebemos um enorme volume de notícias sobre agricultura digital, mostrando como a tecnologia está revolucionando o campo. Hoje, porém, vamos falar de quem será o responsável por protagonizar e fazer acontecer esta revolução: o trabalhador rural.

Estima-se que aproximadamente 40% da população trabalhadora no país atue no setor agrícola, de forma direta ou indireta. A agricultura familiar, por exemplo, representa a base da economia de 90% das cidades brasileiras com população até 20 mil habitantes.

Assim, para que o nosso país continue sendo referência no agro, além do investimento em tecnologia, torna-se evidente e fundamental o incentivo à formação e qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.

É o caso da Fernanda dos Santos Rodrigues, que começou como estagiária na unidade de Ponta Porã, da Sementes Jotabasso. Filha de Fernando Rodrigues, também colaborador da empresa há mais de 15 anos, Fernanda atua, desde fevereiro, como auxiliar administrativa, mais especificamente, no setor de armazenagem.

“No começo, achei que seria estranho conviver em um ambiente todo de homens. Mas, com o tempo, fui me adaptando e hoje em dia já não penso no fato de ser a única mulher entre eles”, avalia Fernanda.

A jovem colaboradora acredita que ainda há muito espaço a ser conquistado pelas mulheres no campo. “Iniciativas para incentivar as mulheres a participar da vida no campo já é algo bastante visto nos dias de hoje, e aqui na Agropastoril Jotabasso vemos muitas mulheres no quadro de funcionários. Sei que temos muito caminho a percorrer, mas já estamos no direcionando para um futuro com muita representatividade feminina”, completa.

Origem do dia do Trabalhador Rural

A data de 25 de maio foi escolhida como dia para homenagear o trabalhador rural em virtude do deputado federal Fernando Ferrari (1925-1963), que foi um dos principais defensores dos direitos dos trabalhadores rurais. Falecido em 25 de maio de 1963, a data acabou se tornando símbolo para os profissionais da classe.

Você pode gostar também

.