Da academia para o campo: Jotabasso aposta na parceria com instituições de ensino e na formação de talentos

Mais de 300 alunos já passaram pelas unidades da Jotabasso para conhecer processo de produção

O produtor brasileiro experimentou um salto expressivo de produtividade na agropecuária nos últimos anos. Para isso, a pesquisa desempenhou papel relevante e indispensável. Por reconhecer a importância da pesquisa e das instituições de ensino para o mercado de trabalho e, especialmente, para o desenvolvimento da atividade agrícola no país, a Sementes Jotabasso mantém diferentes canais de integração com universidades para aproximar alunos e pesquisadores da realidade vivida no campo.

Com mais de 45 anos de atividade, a Jotabasso conta com unidades de produção em Ponta Porã (MS) e em Rondonópolis (MT). No total, são mais de 30 mil hectares destinados à produção de grãos e sementes de soja, milho, sorgo e aveia, e ainda atua na criação de gado de corte em sistema de confinamento. A empresa também mantém a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) João Basso, uma área de 3.614 hectares totalmente preservados, em Rondonópolis, marca do compromisso da Jotabasso com a sustentabilidade.

Enriquecendo o conhecimento

Todo esse manancial de conhecimento na prática é colocado à disposição de alunos que visitam a empresa, e que sempre são acompanhados dos profissionais da Jotabasso para mais amplo entendimento sobre a estrutura da fazenda, suas instalações e seu dia a dia.

“A Jotabasso entende que é importante estar ligada a universidades, a programas de extensão, e está aberta para receber grupos que têm interesse de ver, na prática, como funciona a produção de grãos e sementes na propriedade. Já passaram pela unidade de Ponta Porã mais de 300 alunos em visitas assim”, destaca o engenheiro agrônomo da Jotabasso, Edmar Dantas.

É também pensando no papel social da empresa junto à comunidade que a Jotabasso recebe cerca de 5 visitas de turmas por semestre, como destaca Dantas. “São alunos da graduação ou pós, para quem mostramos o que a empresa vem fazendo na área de fertilidade do solo e rotação de cultura. Também mostramos a área de produção de sementes, parte do beneficiamento, qualidade, laboratórios e toda nossa infraestrutura, além do sistema de secagem, semeadora, colhedora, enfim, o sistema de produção como um todo”, explica o agrônomo.

Estagiário Jotabasso

A Sementes Jotabasso também abre espaço para jovens aprendizes através de estágios em que os acadêmicos podem vivenciar a rotina de uma grande empresa e se preparar, na prática, para o mercado de trabalho. A empresa mantém parcerias para estágio com universidades como Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Unopar, Anhanguera, entre outras faculdades.

“Aqui na Jotabasso vemos os programas de estágio como uma forma de transferir conhecimento para novos profissionais do campo, mas também como estratégia para atrair e formar novos talentos. Só na área de agronomia, contratamos quatro novos estagiários neste ano”, acrescenta Dantas.

As visitas acadêmicas precisam ser agendadas previamente. Contatos para agendamento podem ser feitos pelo e-mail comunicacao@jotabasso.com.br ou pelos telefones (67) 3437 2600 (MS) ou (66) 3022 1944 (MT).