Como funciona o controle de qualidade da semente?

Cuidados começam ainda no campo e se estendem até chegar ao cliente final, agregando valor à semente

A qualidade da semente de soja pode ser influenciada por diversos fatores que se apresentam na lavoura, desde a fase de produção no campo, passando pela colheita, a secagem, o beneficiamento, o armazenamento e até mesmo seu transporte. Por isso, é preciso que ela passe por um rigoroso controle de qualidade antes de chegar até o cliente final, o produtor. Quem explica o processo é o engenheiro agrônomo da Jotabasso, Winicius Menegaz.

“As principais etapas de controle realmente começam a partir da colheita. Esse controle vai aferir e ranquear a qualidade de toda a semente que a empresa fez. A partir do momento que colhemos, existem critérios de qualidade inclusive para colher; e em seguida a semente é armazenada e vira um lote. Depois começa a rastreabilidade, onde é elaborado o histórico desse lote, que é como se fosse um ‘CPF’ da semente”, destaca Winícius.

Testes periódicos

A partir do momento em que o lote é produzido, inicia-se uma nova etapa que é uma espécie de baterias de testes. Na Sementes Jotabasso são realizados testes de emergência a campo e em areia, emergência sob condições controladas, teste de germinação em rolo de papel, teste de tetrazólio e teste envelhecimento acelerado.

“São cinco testes básicos que a empresa opta em fazer em cada lote. Mensalmente a empresa faz uma bateria de testes em cada lote. Quando vendemos um lote para o cliente, por trás disso tem um controle de qualidade bastante rigoroso para que, ao final, o cliente tenha um produto de alta qualidade e que seguramente, trará bons resultados onde for plantado para que o estande que ele busca seja atingido”, continua o agrônomo.

A cada etapa

Como o controle de qualidade abrange todas as fases de produção, do campo à comercialização, a partir do momento em que já existe um lote formado, os testes de emergência a campo são feitos a cada mês ou até mesmo a cada 15 dias, com a contagem do número de sementes e contagem da germinação, gerando uma porcentagem.

“Nós acompanhamos essa porcentagem para verificar se ela está se mantendo ou se está caindo. É preciso uma equipe muito bem treinada em cada uma dessas etapas porque, se você tem uma falha no processo, corre o risco de disponibilizar um material com menor potencial produtivo, ou segurar um material bom ‘em casa’”, afirma Menegaz.

Além disso, depois do beneficiamento, realizado logo após a colheita, até que a entrega da semente seja realizada para a semeadura, há um período em que essas podem ficar armazenadas na Sementes Jotabasso. Para que as variedades continuem com seu máximo potencial produtivo, tudo é rigorosamente controlado, como a temperatura e umidade dos armazéns.

Você pode gostar também

.