Antes de plantar, confira 7 dicas para preservar o máximo potencial das suas sementes

Transporte, umidade e temperatura elevadas durante o armazenamento são prejudiciais às sementes

Ter em mãos sementes de qualidade não pode ser a única preocupação do produtor para garantir uma safra de alta produtividade. É preciso garantir que toda a tecnologia aplicada na semente esteja presente no momento do plantio, para isso, umidade e temperatura elevadas durante o armazenamento, assim como o período de transporte desses grãos, são prejudiciais às sementes, provocando perdas de vigor e germinação.

Essa etapa pré-plantio é tão importante que a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) criou uma campanha chamada “Motorista Nota 10”. O objetivo é alertar e orientar motoristas e profissionais envolvidos no transporte sobre o correto armazenamento e carregamento de sementes de soja.

Atenção aos detalhes

"Se os cuidados básicos não forem tomados, a agricultura brasileira corre sérios riscos. Pois essa semente sem um controle acaba espalhando doenças para as lavouras", alerta o presidente da Aprosmat, Gutemberg Silveira.

Antecedendo os cuidados no transporte, o armazenamento nas propriedades é de igual importância. O engenheiro agrônomo da Sementes JotabassoEdmar Dantas, alerta que não é interessante aos agricultores retirarem lotes para plantio com muita antecedência das sementeiras. Além disso, os produtores rurais devem guardá-los em locais cuja temperatura não ultrapasse, preferencialmente, os 20 graus, umidade preferencialmente abaixo dos 60%, assim como não empilhar os bags diretamente em contato com solo ou paredes, nem próximo a produtos químicos, e proteger a carga contra insetos e roedores.

“Todas essas medidas vão garantir a qualidade da semente que o agricultor comprou. Mas, caso estas condições não ocorram, é recomendado retirar suas sementes no período próximo plantio, conforme pré-agendamento com a sementeira”, amplia Dantas.

Na sementeira

Na Jotabasso, uma série de cuidados em todas as etapas da produção de sementes são realizados e sob o acompanhamento de técnicos especializados. Edmar comenta a importância de toda essa tecnologia e qualidade chegar ao campo na propriedade do agricultor.

“O agricultor tem que observar todas as recomendações e manter as características e qualidade de suas sementes. A armazenagem é de sua responsabilidade para que faça um bom plantio e atinja uma excelente produtividade”, finaliza.

Por estas razões, os seguintes cuidados devem ser observados:

  1. As sementes das grandes culturas devem permanecer acondicionadas em embalagens permeáveis e porosas;
  2. O local de armazenamento deve ser bem ventilado, seco e com temperatura amena. Se na propriedade não tiver essas condições, a semente deve permanecer no armazém do fornecedor até o momento do plantio;
  3. Durante o transporte deve ter um cuidado especial para evitar a exposição das sementes a temperaturas elevadas e a chuva;
  4. As sementes devem ser empilhadas sobre estrados que impeçam seu contato direto com o piso, e afastadas das paredes;
  5. Diferentes lotes de sementes devem ser mantidos separados e bem identificados, tanto no armazém como no transporte;
  6. As sementes devem ser protegidas contra fungos, insetos e roedores
  7. Deve-se evitar armazenamento de sementes juntamente com fertilizantes, calcário, agroquímicos e combustíveis.