Novidades

Voltar
Publicado no dia 04/07/2017

Jotabasso participa de Fórum Nacional sobre RPPNs

Evento em Brasília discutiu formas de apoio à criação e manutenção de áreas de reserva

Na última quinta-feira (29.06), a assessora jurídica da Gozzi & Fragomeni Advogados Associados, contratada pela Jotabasso, Claudia Fragomeni, e o gerente de Recursos Humanos da Jotabasso, Tages Martinelli, estiveram em Brasília, representando a empresa, no I Fórum Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

 

Reunindo cerca de 200 pessoas, entre gestores governamentais, especialistas, representantes de ONGs e donos de terras, o objetivo do evento foi discutir formas de apoio à criação e manutenção de RPPNs.

 

De acordo com o Instituo Chico Mendes (ICMbio), o Brasil possui atualmente quase 700 unidades, que cumprem um papel importante na proteção de ecossistemas ameaçados pela ação humana.

 

Para Claudia Fragomeni, a participação no evento foi fundamental principalmente pela troca de informações com outros donos de terra. “Conhecemos pessoas que com as mesmas demandas que as nossas, com as mesmas pressões e isso enriquece muito na solução dos problemas”, analisa a advogada.

 

RPPN João Basso

 

Localizada dentro da Jotabasso – unidade Rondonópolis, a reserva abrange uma área de 3,6 mil hectares, totalmente preservados e protegidos, onde se encontra um amplo espaço intacto de rios, cachoeiras e sítios arqueológicos, fazendo com que dezenas de espécies de animais silvestres encontrem nesta área um refúgio seguro.

           

Para Tages Martinelli, outra necessidade é que as propriedades enxerguem cada vez mais o ICMbio como um parceiro dos donos de terra na conservação da natureza.  “A criação de uma RPPN é um ato para a eternidade, uma atitude totalmente voltada para a preservação da história e dos ecossistemas”, finaliza


Fonte:Divulgação Jotabasso