Novidades

Voltar
Publicado no dia 22/06/2017

Jotabasso realiza curso de Brigadista de incêndio

Instrutores do ICMbio promovem formação de 30 horas para colaboradores da Jotabasso, em Rondonópolis

Agosto é o mês mais propício a incêndios no estado do Mato Grosso, devido ao clima seco e aos fortes ventos. De acordo com matéria publicada no G1, somente no primeiro semestre de 2016, foram 19.777 focos de queimadas em todo o país, sendo quase 25% deste total somente no Mato Grosso.

 

A RPPN João Basso, de propriedade da Sementes Jotabasso está realizando, preventivamente, desde o início da semana, o curso de Brigadista de Incêndio, com o objetivo de preparar colaboradores para atuarem em situações emergenciais, operando equipamentos de combate a incêndios.

 

Com a parceria de instrutores do Instituto Chico Mendes (ICMbio) Vanílio Marques e Nuno Rodrigues e duração de 30 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, a formação abrange noções e conceitos sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPI); construção de aceiros para prevenção de incêndios, construção de linhas de defesa para combate ao fogo, controle de queimadas, entre outros. No encerramento, é realizada ainda uma prova escrita para teste dos conhecimentos adquiridos.

 

Para Vanílio Marques, instrutor do ICMbio, a instrução é fundamental para que os brigadistas consigam atuar com a máxima eficiência e segurança, em caso de uma situação real. Vanílio mostra que é imprescindível a atenção aos mínimos detalhes, tais como contagem e numeração de equipamentos, contagem de brigadistas, formação e organização de equipes, entre outros. “A segurança do brigadista está sempre em primeiro lugar”, reforça.

 

Na próxima matéria sobre o curso, conversaremos com um dos colaboradores da empresa, responsável por liderar uma das equipes. Acompanhe!


Fonte:Divulgação Jotabasso