Novidades

Voltar
Publicado no dia 21/06/2017

Festa Junina da Jotabasso acontece no sábado

Comemorações de São João são organizadas pela comunidade que mora na sede da fazenda, em Rondonópolis (MT)

No próximo sábado (24), acontece a tradicional festa Junina na Fazenda Jotabasso – unidade Rondonópolis. Com mais de 10 de anos de tradição, o arraiá é organizado pela comunidade de moradores da fazenda Verde e com o apoio da Agropastoril Jotabasso, totalizando cerca de 300 pessoas.

 

Durante a festividade, além das quadrilhas juninas, há ainda casamento caipira, brincadeiras e muita comida e bebidas típicas!!!

 

História

 

Embora conhecida como “a mais brasileira das festas”, a festa de São João não nasceu aqui. Sua origem remonta às celebrações pagãs, anteriores ao Cristianismo, realizados no solstício de verão, em que se comemorava a colheita.

 

Foi a Corte Portuguesa que trouxe a comemoração para o nosso país, onde ganhou elementos simbólicos como a quadrilha, o casamento caipira, os folguedos, as vestimentas, entre outros.

 

Os folguedos, segundo ele, servem para integrar a população, que, em vez de ocupar uma posição passiva, de espectadora, participa, fazendo a festa.

 

No Brasil, Caruaru e Campinha Grande promovem as festas juninas mais reconhecidas e visitadas pelos turistas do mundo todo.

 

(Licença da foto: freekpik)


Fonte:Divulgação Jotabasso