Três dicas importantes para prevenção de acidentes

Sementes Jotabasso completa dois anos sem acidentes de trabalho

As comemorações do Dia do Trabalho, celebrado ontem (1° de Maio) trouxeram paralelamente uma outra comemoração para a Sementes Jotabasso. No dia 20 de abril passado, a empresa registrou dois anos sem acidentes de trabalho com afastamento, na unidade de Ponta Porã.

O resultado é fruto de um intenso trabalho preventivo em segurança do trabalhador, como por exemplo, o DSS (Diálogo Semanal de Segurança). Nestes encontros, todos os colaboradores se reúnem para mapear conjuntamente possíveis riscos ao trabalhador, bem como analisar e comentar incidentes ocorridos em outras empresas e que possam servir de alerta para aumentar a segurança no nosso dia-a-dia.

Esta conquista representa o compromisso da Sementes Jotabasso com a segurança do seu funcionário. Santos reforça ainda que o cumprimento das normas de segurança beneficia, primeiramente, o próprio trabalhador. “Mais do que evitar afastamento e, claro, prejuízos para sua saúde e condições físicas, um ambiente seguro proporciona melhora na qualidade de vida do colaborador, tanto no ambiente de trabalho quanto em sua vida familiar.”

Para finalizar, segue abaixo três dicas fundamentais para a prevenção de acidentes.

1 Use equipamentos de proteção

Toda empresa é obrigada a fornecer todos e quaisquer EPI´s necessários para a realização das tarefas com segurança. Da mesma forma, é dever do colaborador utilizá-los, bem como zelar pela integridade dos mesmos

2 Cursos de prevenção

Como na matéria acima, cursos e treinamentos preventivos são uma ótima ferramenta para aumentar a segurança no ambiente do trabalho. Encontros semanais (como o DSS) para discutir e analisar situações de risco podem auxiliar a prevenir riscos.

3 Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

Muita gente não acredita, mas muitos acidentes podem ocorrer tão somente por falta de organização da área de trabalho. Ferramentas fora do lugar, objetos deixados em locais de passagem, entre outros pequenos descuidos, podem fazer toda a diferença para a sua segurança