Grupo americano visita Jotabasso para ampliação de negócios no cultivo de sorgo

A Innovative Seed Solutions se dedica ao melhoramento genético dessa cultura

Um grupo de dirigentes da empresa norte-americana Innovative Seed Solutions (ISS) visitou nesta quarta-feira (13) a estrutura da Sementes Jotabasso localizada em Ponta Porã (MS). A ISS é dedicada exclusivamente ao melhoramento genético de sorgo nos Estados Unidos, México e Brasil.

Os quatro representantes da ISS, inclusive o CEO Daniel Zinck, se reuniram com a diretoria da Jotabasso durante o dia para discutir a ampliação de parcerias entre as duas empresas. Segundo o diretor-superintendente da Jotabasso, Airton Francisco de Jesus, a visita teve como foco um projeto que está sendo construído entre a ISS e a Jotabasso, que está ampliando seus investimentos nessa cultura.

“A partir deste ano vamos ter incremento de área plantada de sorgo porque acreditamos muito nessa cultura. Seu potencial produtivo e o mercado comprador nos dão segurança na ampliação da produção de sorgo”, detalha Francisco.

De acordo com o pesquisador da ISS, Gustavo Almeida, doutor em melhoramento genético, a visita deu ao grupo uma expectativa muito positiva para os futuros negócios. “Tivemos a perspectiva de que a Jotabasso realiza um trabalho inédito no mundo, que é o de conectar a compradora do grão e o produtor, garantindo a compra do grão. E os volumes projetados pela Jotabasso são impressionantes”, afirma o pesquisador. “Saímos com a impressão de que a Jotabasso é uma marca diferenciada, podendo se tornar uma das maiores empresas de sorgo no mundo”, completa.

Os programas de melhoramento genético de sorgo da Innovative Seeds Solutions começaram na década de 1960. Ainda de acordo com Almeida, o objetivo é fazer com que esses germoplasmas cheguem ao produtor rural através do licenciamento de empresas interessadas em trabalhar no ramo.

Estiveram presentes, além de Daniel Zinck e Gustavo Almeida, também Tom Wiltrout, do conselho de administração da Innovative, e Urubatan Klink, gerente de produtos e demandas da ISS.