Como o investimento em marca pode ajudar seu negócio?

Muitas vezes ignorado pelo produtor rural, o investimento em marca pode trazer resultados financeiros para o negócio agrícola.

Os desafios para o crescimento das empresas, em qualquer setor, inclusive no agronegócio, são maiores a cada dia que passa. A redução nas margens de lucro, a competitividade crescente, a exigência de qualidade e produtividade pelos clientes são apenas alguns dos fatores que fazem o cotidiano do produtor rural tornar-se extremamente desafiador. Para ajudar a resolver estes problemas, o investimento em conhecimento, atualizando-se sobre as mais modernas e recentes ferramentas de gestão, bem como o uso de tecnologia no campo, são fundamentais.

 

Mas há um ponto que pode, muitas vezes, por desconhecimento ou falta de entendimento sobre a real importância, passar despercebido pelo empresário: a marca. O cuidado com a marca de sua empresa pode gerar resultados, inclusive financeiros, para o seu negócio.

 

Porque cuidar da marca?

 

Equivocadamente, muitos administradores rurais, acreditam que o investimento em marca não irá trazer benefícios para o seu negócio, pois isto é somente bom para grandes empresas. Independente do tamanho da propriedade, sempre é possível investir um mínimo de tempo que seja para desenvolver a identidade de sua propriedade e, assim, aumentar a visibilidade e o reconhecimento de seu produto no mercado.

 

O primeiro passo é ter bem claro qual é o seu posicionamento de marca. Isso pode parecer irrelevante, mas não é. De forma bem simplificada, posicionar-se é explicar para o mercado quais os seus valores e porque os clientes devem escolher o seu produto e não o de seu concorrente.

 

E porque isso me traria retorno financeiro?

 

Durante muito tempo, acreditou-se que apenas o preço do produto deveria ser levado em consideração na hora da compra. Tanto que “ter um preço melhor” era ter um preço mais baixo do que a concorrência. Mas tentar ser lembrado apenas por isso pode ser muito arriscado para a sobrevivência de seu negócio. Sempre chegará o momento em que a conta entre receita e custos não vai fechar e aí pode ser tarde demais.

 

O investimento em uma marca forte, coerente e bem aplicada, pode ajudar sua empresa a transmitir mais confiança, mais credibilidade e uma proposta de valor, que fará seus clientes saberem que estão comprando muito mais do que apenas “preço”.

 

Raízes que acompanham o tempo

 

A Sementes Jotabasso acredita e pratica o trabalho de marca. Como você já deve ter percebido, recentemente a empresa passou por uma modernização de sua marca, desenvolvendo um novo logotipo e um novo slogan – Raízes que acompanham o tempo. Este conceito explora os nossos principais valores: estar sempre ao lado do produtor rural, oferecendo-lhe sementes de qualidade.

 

Além de acompanhar as necessidades de seus clientes, o novo posicionamento pretende ampliar o relacionamento com o mercado, buscando levar conhecimento e informações relevantes para o produtor rural, através da comunicação. E nós queremos contar com a sua participação! Existe algum assunto que você tenha interesse em saber mais? Deixe sua sugestão nos comentários!