Laboratório

 

HISTÓRICO

Criado em 1998, o Laboratório de Análises de Sementes da Agropastoril Jotabasso (LASP)vem desempenhando um papel de grande relevância frente à produção de sementes. Na nossa estrutura, o processo de análise de sementes é exercido com grande responsabilidade, disciplina e seriedade. Em 2003, o LASP assumiu o compromisso de adoção e implementação do Sistema de Qualidade respaldado nos requisitos da Norma NBR ISSO/IEC 17025, bemcomo o de cumprimento dos objetivos do mesmo, desenvolvendo trabalhos confiáveis que assegurem a qualidade, baseados na RAS (Regra de Análises de Sementes) e demais padrões e legislações aplicáveis.

O Laboratório de Análises de Sementes da Agropastoril Jotabasso está credenciado junto à Coordenação Geral de apoio Laboratorial (CGAL) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para análises de sementes de produção própria das espécies: Aveia-preta, Milho, Soja e Sorgo.

OBJETIVO

O objetivo principal do laboratório é gerar informações detalhadas sobre o potencial de desempenho das sementes, através dos testes especializados e padronizados, que são adjuvantes na identificação de problemas e suas possíveis causas, para minimizar riscos em qualquer fase de produção, ou seja, da pré-colheita até o momento de semeadura.

NOSSA POLÍTICA

Nossa política é assegurar o nível de qualidade e a confiabilidade dos resultados das análises das sementes, por meio de profissionais qualificados e boas práticas, baseadas em métodos e procedimentos estabelecidos. Buscamos a melhoria continua da eficácia do sistema de gestão, mediante cumprimento dos requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2005.

TESTES REALIZADOS

Os principais testes realizados são: análise de pureza, verificação de espécies e cultivares, exame de sementes nocivas , germinação, peso de mil sementes, dano mecânico, teor de água (grau de umidade), tetrazólio, teste de emergência em areia, envelhecimento acelerado, teste de uniformidade-classificação por peneira e teste à frio.

Fotos do Laboratório

Sementes de soja tratadas

Imagem01